sexta-feira, 20 de abril de 2018

Haveria uma civilização anterior à nossa no sistema Solar?

Os cientistas levantam a possibilidade de que uma espécie tecnológica possa ter existido em algum lugar no nosso sistema Solar antes de ocuparmos a Terra.

Uma das questões mais difíceis sobre a quantidade de Astrobiologia é se existe, em algum lugar do nosso Sistema Solar, remanescentes de alguma forma de vida extinta.
Alguns cientistas como o astrofísico da Universidade da Pensilvânia Jason Wright, membro do Centro de Exoplanets e mundos habitáveis, até mesmo considerar uma espécie tecnológica pode ter existido no nosso sistema planetário numa época anterior ao surgimento dos humanos na terra.

Já em 2016, Wright publicou um artigo em que discutia onde seria melhor procurar os sinais tecnológicos deixados por essa civilização hipotética.
Outros astrônomos, entretanto, sugeriam a procura "faróis" e "light" nos objetos de Cinturão de Kuiper que poderiam servir como evidenciass da existência de tecnologias e, portanto, de civilizações, estrangeiras.

Para Wright, o mais óbvia para o desaparecimento de uma espécie tecnológica anteriormente à nossa seria "um cataclismo, seja um evento natural, como um impacto de um asteróide com capacidade extinção, ou auto-infligidas, como uma catástrofe climática global".
Para o pesquisador, se estivéssemos falando de uma espécie com capacidades espaciais que haviam sido estabelecidas no Sistema Solar, um único evento não teria sido suficiente para fazê-lo desaparecer.
Na verdade, a espécie extinta única permanentemente se tivessem dado muitos cataclismos em todo o sistema Solar espaçados no tempo (como causando um enxame de cometas ou talvez uma guerra planetária) do sistema ".

Outra possibilidade é que os assentamentos daquela civilização não tenham sido completamente auto-suficientes e dependessem de suprimentos do exterior que, após a catástrofe, parassem de chegar.
"Alternativamente", diz Wright, "uma explosão de raios gama próxima ocorreu inesperadamente, ou uma supernova também poderia produzir um cataclismo que afetaria todo o sistema".

Pesquisar artefatos

Do ponto de vista estritamente científico, diz o pesquisador, é perfeitamente razoável perguntar se a vida existiu no nosso sistema planetário, ou se ainda existe hoje.
A questão, cada vez mais, está se tornando a principal razão de ser das agências espaciais como a NASA.
Grande parte do trabalho de pesquisa, no entanto, está se concentrando na localização da vida microbiana ou, na melhor das hipóteses, na falta de inteligência. 

Para Wright, os artefatos tecnológicos, se existissem, seriam muito mais fáceis de encontrar.
De fato, se alguma vez uma espécie tecnológica antes da nossa, talvez espacial, surgisse no Sistema Solar, essa espécie poderia ter produzido artefatos ou outros sinais tecnológicos que teriam sobrevivido até hoje.
Procurar por esses artefatos em vez de micróbios seria, para Wright, uma forma potencial de resolver de uma vez por todas a grande questão da Astrobiologia.
No caso de Vênus, por exemplo, a chegada de um efeito estufa global e a possível reestruturação de sua superfície poderiam ter apagado todos os vestígios da vida anterior. 

Na mesma terra, diz Wright, erosão e, em última análise, as placas tectônicas teria sido capaz de apagar todas as evidências da civilização, se nossa espécie surgiu e se desenvolveu alguns milhões de anos atrás.
Portanto, possíveis sinais de tecnologias de civilizações anteriores à nossa, que seria extremamente antiga, só podia ser encontrado em um número limitado de lugares no sistema solar, como sob a superfície de Marte ou a lua ou qualquer um dos inúmeros Sistema de corpos Exterior solar.

ABC

Não seria muito difícil, obter ou encontrar esses artefatos, se o governo Norte Americano abrisse ao público a verdade sobre Roswell entre outros inúmeros casos onde essa tecnologia não terrestre capturada pelos militares ao serviço da inteligência.
Roswell, Aurora, entre muitos outros casos de objetos caídos na Terra, recolhidos para estudo e desenvolvimento de geo engenharia.

2 comentários: