quarta-feira, 5 de junho de 2013

Objectos Voadores Não Identificados sobrevoam a cidade de Évora

Évora uma das cidades que guarda nas suas memorias algo inédito ocorrido em 1959, quando a observação de um OVNI quer por estudantes, população local e uma investigação minuciosa elaborada então pelo professor na altura Joaquim Guedes Amaral diretor da Escola Comercial de Évora.

Os anos passaram e muitos outros relatos foram surgindo com o passar dos tempos.
Alguns com uma explicação, outros sem uma explicação ou lógica aparente.

Segue o relato de mais uma testemunha que terá também ela presenciado algo da qual não encontra uma lógica...

Relato da testemunha...
Vera Lúcia - "No dia 31 para dia 1(00:20),estava a chegar a casa quando saí do carro pareceu me ver muitas luzes olhei para o céu e vi centenas de luzes a piscarem no céu ainda pisquei os olhos não fosse eu estar a delirar, ainda perguntei ao meu namorado se estava mesmo.
Ele quando viu meteu as mãos à cabeça eram centenas semelhantes a estrelas todas alinhadas em filas, a passarem devagar mesmo por cima de nós e sem barulho passado 1 ou 2 min desapareceram sem deixar rasto, felizmente não fomos só nós que vimos o meu irmão viu da varanda dele, gostava de ter filmado mas fiquei tão concentrada e a tentar ver o formato que nem me ocorreu no momento".

Fisionomia dos objetos....
Croqui elaborado pela testemunha
"Os objetos dirigiam se para sul, as luzes era brancas mas pelo que me pareceu cada um tinha uma luz que piscava alternadamente á frente e atrás.
Nessa noite estava a decorrer a queima das fitas a norte mais ou menos a 5 min da minha casa,onde se notava o céu mais claro por causa das luzes da festa e foi um pouco mais atrás que desapareceram.
Não foi a primeira vez que vi, já me tinha deparado com estas coisas,e todas elas cada vez que pegava no telemóvel para tirar uma foto ou filmar acendia o led desaparecia logo ( pouca sorte ), por isso acho que desapareceu por causa das luzes da festa".

Ufo Portugal

Pela descrição Satélites ou mesmo aeronaves perante data, hora estão descartados através do relato em si como também pelos programas de rastreio aéreo e astrnomicos.
Em Évora existe um projeto levado acabo pela Universidade que no passado criou alguma ilusão e engano a alguns observadores ( Lidar Raman ).
Não acreditamos que seja este o causador deste efeito testemunhado pela Vera Lúcia!
O Lidar Raman cria um efeito laser que é projetado para atmosfera com fins de estudos atmosféricos.
Chuva de estrelas seria a explicação mais plausível, porem segundo avança o calendário astronómico do Observatório Astronómico de Lisboa, não se registou qualquer atividade ou queda de meteoros "chuva de estrelas" nessa e próximas noites.
Relato muito similar a uma outra observação ocorrida a 27 de Abril sob Oliveira de Azeméis seguindo o sentido Norte Sul..
A perca de visibilidade dos objetos perante a luz que se fazia sentir na Praça do Geraldo, será certamente a causa do desaparecimento destes.

Mais um apelo aos residentes que tenham presenciado este fenómeno para entrar em contato com o Ufo Portugal- ufo_portugal@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário